top of page

4 cuidados para não perder a produtividade no final do ano

Atualizado: 21 de nov. de 2022

O que fazer?

Nós sabemos que os clientes pedem prazos mais curtos, os funcionários anseiam pelo descanso e que, sem os cuidados necessários, tudo pode dar errado, né? Confira nossas dicas!


Tenha um ótimo planejamento

Antes do final do ano dar as caras, os gestores devem planejar como serão esses meses para garantir a produtividade mesmo durante um período considerado festivo. O que pode agregar nesse momento?


Férias coletivas

Sua equipe trabalhou o ano todo, cumpriu prazos e foi eficiente? Por que não oferecer férias coletivas? Essa é uma forma de parabenizar a equipe pelos serviços prestados o ano todo e fazê-la voltar com muito mais engajamento após o recesso. Mas, isso é possível? Com um planejamento, aviso prévio aos clientes e funcionários, é sim possível. Essa é uma maneira de garantir que os funcionários não percam o foco mesmo durante o fim do ano, pois terão que aumentar a produtividade visando não deixar lacunas no período de recesso.


Defina prioridades

Organizar uma lista do que deverá ser feito no período do final de ano de acordo com as prioridades é uma forma essencial para que as demandas não sejam desgastantes e que todos os funcionários tenham suas obrigações neste momento. Uma ideia é optar por priorizar ações que precisam ser realizadas até o início das comemorações de Natal e Ano Novo, deixando outras demandas apenas para o começo do novo ano. Entender o timing correto do trabalho é uma forma de garantir que os funcionários não fiquem sobrecarregados após um longo ano de serviço.


Elimine os problemas

Algo que atrapalha muito a produtividade nessa época do ano são atividades inesperadas que surgem justamente por estarmos nos aproximando do final de um ciclo. Por isso, é essencial identificar quais são os possíveis riscos e problemas, traçar um plano de ação e fazer um acompanhamento de cada ação.


Crie oportunidades

Por que não explorar essa época do ano? Uma ideia muito interessante é criar uma promoção dentro da própria empresa, com um prêmio para a equipe vencedora, estimulando o trabalho e a recompensa, justamente em uma época no qual "presentes" são sempre bem-vindos. Além disso, uma ótima dica é realizar a confraternização de fim de ano. Apesar dela não estar ligada diretamente com produtividade, ela pode servir como uma forma de estimular o companheirismo e o desenvolvimento interno da empresa, o que, indiretamente, pode relacionar-se com uma melhor qualidade no serviço entregue. Apesar da euforia para as comemorações de Natal e Réveillon, você como gestor pode e deve ajudar sua empresa a não sair dos trilhos neste momento. Por isso, essas dicas são pensadas justamente para que nada dê errado, mesmo em uma época no qual o clima festivo toma conta de todos os lugares.

bottom of page