top of page

Como manter os funcionários motivados?

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Como fazer:

Antes de mais nada, é preciso entender que antes de um ser humano vestido de funcionário, existe a figura de uma pessoa com sentimentos, desejos, objetivos, problemas, angústias, frustrações, sonhos e tantas outras características que devem ser levadas em consideração.



Bem-estar físico e mental:

Quando pensamos em motivação, é muito comum pensar apenas em ações internas ou do âmbito coletivo. Mas, como dissemos, antes do funcionário, existe o ser humano, que possui necessidade de sobrevivência e o bem-estar físico e mental estão estritamente conectados. Por isso, todo gestor deve pensar nesse contexto visando atender as necessidades dos funcionários, tais como: salários juntos, pagos em dia, e compatíveis com as atividades desempenhadas e com valores de mercado, pois isso é algo que garantirá uma segurança para o funcionário e para sua família, e indiretamente aumentará seu bem-estar. Benefícios como: vale alimentação, vale refeição, plano de saúde, descontos em academias ou outros lugares que visam o bem-estar também devem estar na pauta de todos os gestores quando o assunto é a motivação dos funcionários.


Segurança:

Você sabia que um ambiente não seguro é responsável por diminuir a motivação do funcionário? Quando falamos de segurança, não é apenas do ambiente físico, mas social, financeira e emocional. Em geral, isso é representado por um ambiente sempre limpo, arejado, condizente com a capacidade de funcionários da empresa, que dispõe de equipamentos de proteção individual e que respeite a lei de segurança no trabalho.


Necessidades sociais e reconhecimento

É necessário levar em conta as necessidades sociais do ser humano, principalmente aquelas relacionadas aos seus problemas pessoais. Por exemplo, caso o funcionário tenha um filho e precise levá-lo no médio em determinado dia, a empresa não deve dificultar esse processo, afinal, trata-se de uma necessidade social que deve ser respeitada. Além disso, a motivação no trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento profissional por parte da empresa, dos colegas e líderes.


Por isso, quando o colaborador não se sente reconhecido, respeitado e valorizado, ele fatalmente ficará bem menos engajado, produtivo e feliz. Uma forma de resolver esse problema é realizando feedbacks, elogios e parabenizações públicas por realizações bem-sucedidas de suas demandas e projetos, assim como incrementos financeiros: aumentos de salários, premiações e bônus por resultados ou mesmo por meio de promoções de cargo.


Prestando atenção nessas necessidades do ser humano, antes de pensar nele apenas como um funcionário, você terá êxito na motivação do seu profissional, terá menos evasão de possíveis talentos, assim como aumentará consideravelmente a produtividade e o clima positivo da organização.

Коментарі


bottom of page