top of page

Como produtividade e motivação estão relacionadas?

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Motivar para produzir!

É preciso deixar claro que, ao motivar um colaborador, você acaba o auxiliando a tornar-se um profissional melhor e a ter uma produtividade mais significativa.


Atente-se à rotina

Não há funcionário no mundo que consiga realizar as mesmas funções, durante um longo período, e manter a qualidade no que é entregue. Quando o trabalho acaba caindo em uma rotina, sem perspectiva, a frustração pode ser um problema preocupante. Caso esse tipo de situação ocorra, será evidente a desmotivação, assim como alguns erros constantes tenderão a acontecer. Por isso, é preciso ficar atento a esse cotidiano e tentar deixá-lo mais leve e menos repetitivo. Uma dica muito interessante é procurar aplicar uma rotatividade nas demandas. Caso determinado funcionário esteja insatisfeito, dê a ele alguma tarefa diferente e mostre que ele pode encarar aquilo como um novo desafio.


Saiba o que deve ser dito!

Trabalhar em uma empresa com muitos funcionários é sempre um problema. Quando a comunicação não é eficiente, é natural que alguns boatos podem ocorrer. Esse tipo de falha na comunicação pode ser um dos motivos para desmotivação de funcionários. Mas, como isso é possível? Embora possa parecer algo simples, existem inúmeros funcionários que se sentem, de certa forma, afastados do cenário nos quais ele pode ter acesso à informação. Quando alguma novidade, problema ou solicitação chega até ele por meio de terceiros, a sensação de pertencimento acaba decaindo. Por isso, é muito importante que os gestores tenham o discernimento de incluir seus funcionários na grande maioria dos assuntos. Quando você pede a participação de quem trabalha com você e demonstra confiança em diversos temas, o profissional se sentirá mais acolhido e motivado.


Estimule, sempre!

Uma das maiores fórmulas para garantir a motivação profissional é estimular o colaborador. Entretanto, fazer isso pode não ser assim tão simples. O primeiro passo é elogiar. Quando o funcionário se sente reconhecido por algo que ele fez, seus níveis de produtividade costumam aumentar. Dar feedbacks sobre o trabalho em geral ou em alguma demanda específica também é muito importante. É preciso que o colaborador veja os pontos positivos do seu trabalho e também entenda o que pode melhorar.


Organize a produção

Não tem nada pior para um trabalhador do que chegar na empresa e se deparar com suas tarefas todas desorganizadas. Isso é um problema muito recorrente e acaba afetando não só o colaborador, mas também os clientes que fatalmente terão suas demandas atrasadas. Uma forma de solucionar isso é pedindo ajuda para um sistema de gestão de produtividade. O SAT Cronos, por exemplo, pode ajudar os gestores a organizarem as pautas por ordem de prioridade. Essa é uma forma de deixar as demandas mais organizadas e de acordo com o que é mais necessário no momento.

Viu só como pode ser simples motivar seu colaborador e aumentar a produtividade de sua empresa? São dicas rápidas e que podem ser aplicadas facilmente em qualquer empresa. Por isso, deixe seu funcionário sempre motivado e com vontade de fazer mais por sua organização.



bottom of page