top of page

Como retomar a produtividade no início de ano

Atualizado: 21 de nov. de 2022

1- Equipe motivada é fundamental

A produtividade não pode cair, e manter sua equipe motivada é o primeiro passo. Agora no retorno das férias, nossa dica é organizar todas as demandas e tarefas para que ninguém se sobrecarregue de atividades neste período de retomada do ritmo de trabalho. Dependendo do seu ramo de negócios, o mês de janeiro pode apresentar um aumento de vendas, por isso sua equipe deverá estar pronta para uma demanda maior. Caso perceba que as vendas aumentarão e sua equipe não dará conta, o mais indicado é contratar mais funcionários.

2- Faça um planejamento do ano

Juntar a equipe e realizar uma reunião neste começo do ano é importante para alinhar o planejamento para o decorrer de 2019. Na pauta, devem constar iniciativas para otimizar as tarefas pendentes e adiantar as tarefas fixas, pois assim a empresa reinicia os trabalhos de maneira organizada e sem atrasos. Outra sugestão é fazer um balanço dos pontos positivos e negativos de 2018 a fim de definir as diretrizes e metas deste novo ano. Pensar no que a empresa quer para 2019, no que ela precisa melhorar e o que ela tem de melhor são algumas das questões que podem auxiliar nessa busca por uma produtividade maior.

3- Já é hora de conseguir novos clientes

O início do ano é uma época de ruas mais vazias e cidades mais calmas, mas também pode ser o período ideal para ganhar mais clientes. Já ouviu falar naquela máxima “trabalhe enquanto ou outros descansam”? Esse princípio se encaixa direitinho aqui! Enquanto muitas empresas ainda estão de recesso ou lentamente tentar retomar o trabalho, você pode sair na frente da concorrência e já iniciar conversas promissoras ou até fechar clientes importantes logo em janeiro. Pensar em vantagens, diferenciais e maneiras de agradar possíveis novos clientes é algo que deixará sua equipe motivada para começar o ano a todo vapor.

4- Não se esqueça do estoque

Quem nunca chegou numa loja no começo do ano e adorou um produto, mas não tinha no seu tamanho ou na sua cor preferida? Isso é muito chato. Ter uma atenção redobrada aos níveis de estoque é essencial para que a produtividade não caia. Planeje o seu estoque para atender todos os seus clientes, em todos os momentos do ano. E aí, curtiu as nossas recomendações? Com essas sugestões, você conseguirá manter sua equipe motivada e sua empresa com a produtividade lá em cima, mesmo após as festas de fim de ano e as férias.

bottom of page