top of page

Desvende a gestão por resultados

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Quais as características da gestão por resultados?

Antes de implementar esse tipo de gestão em sua empresa, é muito importante conhecer como o processo funciona e se ele é adequado para atingir seus objetivos. O conceito desse tipo de gerenciamento é realmente priorizar os resultados em todas as ações, com o objetivo de otimizar o desempenho da empresa. Algumas das características desse modelo podem ajudar a entendê-lo melhor: - A chave de todos os processos é o foco nos resultados e não nos procedimentos; - A responsabilidade por atingir ou não os resultados estabelecidos é de todos os envolvidos; - A liderança, no caso a gestão, é muito participativa; - Todas as unidades da empresa andam juntas e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado.


Quais suas vantagens?

Esse método possui como principal vantagem a motivação dos funcionários, pois eles se sentem mais estimulados por estarem participando e se envolvendo em todo o processo, tendo a certeza que sua participação realmente faz diferença para o alcance das metas. O comprometimento de toda equipe, assim como sua produtividade, também aumenta, pois os funcionários passam a ter clareza do seu papel para chegar aos resultados. Dessa forma, essa sensação de pertencimento é maior e o engajamento e a produção melhoram.


Como aplicar esse método na empresa?

O perfil de sua empresa é extremamente importante para que essa implementação seja possível e até por este motivo, existem algumas formas de entender se sua empresa é capaz de realizar esse método: Revise os objetivos: Para que os gestores e donos tenham uma visão clara dos objetivos e do planejamento estratégico de negócios, é essencial revisar os objetivos da empresa, pois é bem provável que eles tenham mudado com o passar dos anos. Pense nos objetivos por equipe: Apesar de não se preocupar com os processos para finalizar um projeto, é necessário que gestores e colaboradores estejam sempre alinhados com os objetivos do trabalho e que determinem um prazo para a apresentação dos resultados. É preciso monitorar: Não é possível aplicar um novo método sem antes testá-lo, certo? Por isso, é essencial monitorar a fase de implementação, a fase de produção - assim como os prazos estabelecidos pelos gestores e colaboradores - e a fase de conclusão. Além disso, realizar uma análise de desempenho baseada no atingimento ou não dos objetivos é primordial para fazer essa escolha. Recompensa: É sempre muito importante dizer que essa motivação de trabalho também acontece por meio de recompensas por serviços realizados e trabalhos entregues. Por isso, o gestor também deve levar isso em consideração. Para qualquer empresa que consiga aplicar esse método e ter sucesso na gestão por resultados, a redução de custos, a otimização de um projeto e o aumento da produtividade serão os pilares dessa nova era.

bottom of page