top of page

O que é gestão de ativos?

Atualizado: 22 de nov. de 2022

Mas afinal, o que é um ativo?

A norma técnica ISO 55.000 - diretrizes estabelecidas pelo PAS 55 que define 28 pontos de boas práticas - considera como ativo todo e qualquer item, coisa ou entidade que representa. Isso significa que os ativos incluem bens corpóreos e incorpóreos. Em muitos casos, os bens corpóreos ou físicos, representam uma parte substancial dos bens da empresa, que pode significar todo o maquinário industrial da empresa.


Qual a importância da gestão de ativos?

É importante ressaltar que a gestão de ativos compreende um conjunto coordenado de atividades voltadas para extrair valor dos ativos da empresa. Isso nada mais é do que o balanceamento de custos, oportunidades e riscos frente à performance que se espera desses ativos visando os objetivos da organização. Antes de adquirir um ativo, a empresa passa por um processo de deliberação acerca da necessidade desse tipo de investimento, passa por todas as fases de seu ciclo de vida e vai até o descarte. Sem um investimento em modernas ferramentas de gestão, os ativos da empresa podem ser utilizadas de forma intuitiva pelos colaboradores, o que pode fazer com que a empresa deixe de ganhar e de atingir seus objetivos. Por isso, investir e valorizar a gestão de ativos possibilita à empresa uma maior facilidade de se adequar a procedimentos e normas técnicas com padronização internacional.




Como gerir ativos de forma eficiente?

Criar uma equipe especializada no assunto pode ser uma excelente forma de gerir os ativos. Essa especialização pode ser por meio da contratação de funcionários qualificados, assim como uma consultoria e treinamento para os colaboradores. Outra forma eficiente é realizar um inventário dos bens da empresa. Dessa forma, é possível gerir, de maneira completa, todos os bens da empresa e da forma correta.


Como a tecnologia pode na gestão de ativos?

Nos dias atuais, a tecnologia é indispensável para a gestão de ativos. Um software de gestão permite que você cadastre todos os equipamentos da empresa, que são úteis dentro da rotina de trabalho. Além disso, ele permite ainda que o gestor acompanhe os serviços de manutenção nas peças em questão. O SAT é uma excelente plataforma de gestão, pois com ele é possível realizar um inventário de todas as ferramentas, um sistema simples e ordenado de empréstimo e devolução de ferramentas para auxiliar a organização da empresa.

bottom of page