top of page

O que é logística?

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Entenda mais sobre logística

É preciso pensar a logística com base nos desafios que possam aparecer como: produzir mais em menor tempo, entregas mais rápidas e surpreender positivamente a sua rede de fornecedores, clientes e colaboradores. Para fazer mais em menos tempo, um dos princípios básicos da produtividade, é preciso investir em uma boa operação logística. Neste caso, é preciso mensurar muito bem os custos que um processo como esse costuma ter.


Quais são esses custos?

- Produtos, armazenagem e transporte; - Capital; - Coordenação do processo, que vai desde a fabricação até a disponibilização da mercadoria no ponto de venda; - Variação entre previsto e o real. A partir dessa ótica, pensando justamente em melhorar a qualidade da operação e na melhor experiência para o cliente, surgiu a logística empresarial, pois ela é responsável pela maior eficiência em seu negócio, proporcionando um destaque maior ao mercado.


Elementos essenciais para uma logística bem sucedida:

O grande objetivo da logística é proporcionar a sua empresa uma organização melhor dos processos internos e externos, com o intuito de aumentar a produtividade e gerar uma melhor experiência para os clientes.


Investimento em comunicação:

Você sabia que, quanto melhor a comunicação entre os membros da empresa, maiores são as chances de um desempenho melhor na operação? Pois é, é preciso investir em uma comunicação eficiente para todas as equipes. Antes de pensar em processos mais amplos, consulte seus funcionários e procure entender qual a melhor forma de disseminar a comunicação entre setores.


Tenha sempre um plano B:

Para toda ação, é preciso possuir uma segunda opção. Dessa forma, você não fica sem soluções quando um problema aparece, garantindo assim uma alternativa para bons resultados.


Controle do processo:

A troca de informações e uma comunicação efetiva são essenciais para que esse item seja cumprido com êxito. É preciso que você esteja ciente de tudo que acontece dentro da sua organização, medindo resultado, solucionando problemas e acompanhando o cotidiano dos colaboradores. Procure verificar no que a sua empresa está acertando e no que ela está errando, buscando soluções para otimizar o processo produtivo. O SAT é um ótimo sistema de gestão, que possibilita a você organizar sua empresa da forma que desejar, entendendo todos os processos, estabelecendo as tarefas, controlando os dados e analisando os resultados. Quer saber como o SAT Cronos pode ser útil para uma logística de qualidade? Acesse nosso site e saiba mais: https://www.satsolucoes.com.br/sat-cronos

bottom of page