top of page

O que são e como aplicar os indicadores de produtividade?

O que são indicadores de produtividade?Eles são ligados à eficiência da equipe, estão dentro dos processos e tratam da utilização de recursos visando a geração de produtos e serviços. Medir tudo o que se passa nos processos auxilia na percepção dos problemas, a fim de saná-los para evitar possíveis prejuízos. Os indicadores de produtividade são ferramentas que servem para medir e melhorar a eficiência dos processos, assim como otimizar o desempenho dos colaboradores. Em linhas gerais, essa análise acontece a partir de uma comparação do que foi produzido com o que foi exigido de recursos.

A organização desses indicadores podem ser descritas em três partes:1ª parte: determina-se um padrão para o que será avaliado; 2ª parte: analisa-se qual foi o resultado obtido ao se realizar esse mesmo processo; 3ª parte: comparam-se as duas etapas anteriores: o padrão buscado e o resultado que efetivamente foi alcançado. Se o resultado não alcançou as expectativas, aplicam-se medidas corretivas.

Como eles podem ser aplicados?Os indicadores de produtividade podem ser aplicados para avaliar a empresa como um todo, processos específicos, equipes e mesmo um único colaborador, medindo a sua produtividade individual. Vale ressaltar que esses indicadores de produtividade não são apresentados em números percentuais, mas como o quociente entre o recurso aplicado e a produção concluída. Dessa forma, cabe à organização e ao gestor avaliarem todos os processos e os números de saída, pois dessa forma é possível medir os resultados e pensar em alguma solução para que a produtividade seja melhor aproveitada.

Posts recentes

Ver tudo

Por que apostar em um software de gestão?

Objetivos de um sistema O SAT é um software de gestão que pode ser acessado facilmente com o crachá do funcionário através de um totem que está situado na empresa. Com ele, o colaborador tem acesso a

Comments


bottom of page