top of page

5 dicas para planejar o ano da sua empresa

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Vamos planejar?

Organizar um planejamento é o ponto de partida para toda empresa. É ele que permite o crescimento de maneira firme e concisa, pois instiga o respeito a diversas etapas. Confira nossas dicas.


01. Estabeleça os principais objetivos

Para que o próximo ano seja muito bem programado, o primeiro passo é definir quais serão os objetivos principais da sua companhia. A partir desses objetivos, será possível deixar claro para todos os colaboradores quais são as metas a serem atingidas e de que maneira elas devem ser cumpridas. Aqui vale uma ressalva importante: elas precisam ser tangíveis! Não adianta nada estabelecer metas irreais, pois isso só vai atrapalhar os processos internos e externos e gerar frustrações quando os números não estiverem sendo alcançados.


02. Tenha ciclos menores

Um dos grandes erros de muitas empresas é pensar os objetivos a partir de ciclos enormes de trabalho. Apesar de ser uma possibilidade real, é bem provável que metas a longuíssimo prazo acabem se perdendo no meio do caminho. Neste caso, recomenda-se a estruturação de ciclos menores, o que possibilita uma melhor visualização dos indicadores e a checagem se a empresa está ou não crescendo da maneira que se esperava.


03. Organize os planos de ação

Este passo é muito importante, pois é neste momento que a empresa precisará pensar no orçamento disponível para o próximo ano, os prazos e as metas. Ressaltamos aqui a importância da participação de todas as equipes, principalmente os funcionários do chão de empresa, pois a visão deles para prazos e metas pode auxiliar a tornar os planos de ação mais sustentáveis. Uma análise bem detalhada auxilia a evitar erros de execução. A partir disso, os planos de ação devem ser criados de maneira geral, mas também individual para que todos os colaboradores participem ativamente do planejamento anual da empresa.


04. Forme equipes em sintonia

Para um ano bem planejado, a empresa precisa estipular uma equipe responsável pelo cumprimento dos planos previamente estabelecidos. Será dela a responsabilidade de acompanhar para que todas as atividades sejam realizadas e possam verdadeiramente ter a evolução planejada. Estabelecer metas e bonificações individuais auxilia a equipe a estar em perfeita sintonia com os resultados desejados.


05. Aposte na tecnologia

Se sua empresa ainda não conta com um aporte tecnológico, está na hora de pensar neste investimento. O SAT Cronos é um software de gestão que auxilia no aumento da produtividade da sua empresa. O sistema auxilia nas tarefas diárias, no controle de tempo, com funções de Gestão de RH, além da agilidade no processo da manutenção da frota dos equipamentos de trabalho. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre o programa? Acesse o site Essas cinco dicas são essenciais para quem deseja organizar melhor o início de um novo ano. Lembre-se que um bom planejamento é a melhor maneira de estabelecer metas e obter resultados.

bottom of page