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Etapas essenciais para organizar o setor de vendas de uma empresa

Atualizado: 21 de nov. de 2022

Etapas para fortalecer o setor


Escolha o modelo ideal

O modelo que implantar em sua empresa será fundamental para definir as estratégias de vendas. Por isso, é preciso levar em consideração as táticas de abordagem com o cliente, o número de colaboradores e o quanto está disposto a gastar. Os modelos podem ser divididos em: vendas externas, vendas internas e vendas diretas. O modelo de vendas externas costuma ser o mais comum, pois é quando seus funcionários se encontram com os clientes presencialmente, fazendo reuniões e visitas. Já no modelo de vendas internas, o contato com o cliente se dá dentro da própria empresa, por meio de telefones, e-mails, redes sociais ou videochamadas. Diferentemente dos outros, o modelo de vendas diretas praticamente não envolve funcionários próprios, pois o cliente realiza compras por conta própria. Este modelo é muito comum em empresas que trabalham com e-commerce.


Tenha um líder

Toda equipe de vendas precisa ter um líder capaz de incentivar, organizar as demandas, tirar as dúvidas e engajar todos os colaboradores a realizarem um excelente trabalho de vendas. Para isso, além de buscar uma pessoa especializada na área, procure alguém que seja ótimo em lidar com pessoas, que saiba gerir uma equipe e que tenha o apoio de todo o time. Dessa forma, todo o processo ficará mais fácil.


Procure formas de engajar a equipe

Uma equipe desmotivada não vende, não rende e ainda faz a empresa perder dinheiro. Dessa forma, engajar os colaboradores com o intuito de fazê-los vender mais e conquistar os resultados necessários é extremamente necessário. Mas como fazer isso? É preciso estabelecer metas reais e que sejam possíveis de serem atingidas. Uma dica interessante é sempre dizer que a meta é X+1 quando na verdade ela é apenas X, dessa forma o colaborador, após alcançar a meta, se sentirá motivado para conquistar mais a cada nova meta. Outra forma de engajar a equipe é mostrar reconhecimento sempre que uma meta é atingida ou que houve um trabalho bem feito. Por isso, feedbacks frequentes, elogios e comemorações são excelentes maneiras de motivar o colaborador ou a equipe.


Aprimore sua equipe

Como dissemos, atualmente o mercado é cada vez mais competitivo e, por isso, é necessário ter uma equipe organizada, bem liderada, extremamente motivadas e, sem dúvida alguma, capacitada. Por isso, investir na capacitação frequente dos funcionários é muito importante. Procure sempre oferecer aos seus funcionários a possibilidade da participação de treinamentos, palestras, cursos e tudo aquilo que possa ampliar o conhecimento e a habilidade dos vendedores. Seguindo esses quatro passos básicos, sua equipe de vendas certamente alcançará as metas, cumprirá com os objetivos, trabalhará com muita empolgação e ainda proporcionará um ganho elevado para a empresa.

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