top of page

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa

Atualizado: 22 de nov. de 2022

Qual a importância desta gestão?


Suponha que sua empresa tenha uma meta para atender 30 clientes, tenha se estruturado para isso, tenha a mão de obra necessária e o espaço físico ideal para lidar com as demandas. Devido ao sucesso dos seus trabalhos, o número de clientes cresce e toda aquela estrutura previamente pensada já não é mais suficiente para lidar com tudo que é necessário para a nova produção.


Neste momento, é essencial ter uma gestão de projetos bem definida para trabalhar na organização, procurando sempre compreender em que fase do projeto a empresa se encontra. Neste caso de crescimento desenfreado, é natural que as coisas saiam do controle, e por isso, é essencial relembrar todo o planejamento feito e pensar de que maneira é possível melhorar e otimizar a execução das atividades, não deixando de lado o monitoramento e o controle da produção. Quando a gestão de projetos é feita de forma eficiente, ela consegue resultados expressivos, principalmente visando a rentabilidade do negócio e não apenas a lucratividade. Os projetos estruturados e bem organizados auxiliam as organização a crescer e mudar para melhor.


Como implementar uma gestão de projetos?


É essencial que os gestores fiquem sempre atentos aos fatores que demonstram a necessidade de uma efetiva gestão de projetos. Situações como a descrita anteriormente, dificuldade financeira e problemas com os processos internos são alguns exemplos que levem uma organização a implementar a gestão de projetos. Além disso, é ideal verificar a análise de competitividade da empresa, margens de rentabilidade, exigências dos clientes, avanços tecnológicos e outros fatores que trazem a possibilidade de implantar e gerenciar um projeto para trazer os benefícios para o crescimento da empresa.


O planejamento, a execução e o controle de todo este gerenciamento demanda muito trabalho e empenho de uma equipe. Por isso, um sistema de gestão é fundamental para efetuá-lo com sucesso. O SAT é um exemplo de sistema que pode ser controlado pelos gestores com o intuito de organizar as demandas dos funcionários, controlar as ferramentas do trabalho e realizar funções de RH. Acesse nosso site e confira. 

bottom of page